domingo, 16 de outubro de 2011

A magia do Vale do Café em bordados - Hoje no Globo!


A magia do Vale do Café em bordados

A economia que deu fama à região é tema do projeto “Bordando o Vale do Café”, lançado em abril. Pelas mãos de 12 costureiras da ONG Amor Perfeito, de Ipiabas, em Barra do Piraí, fazendas e arquiteturas coloniais de época estão sendo reproduzidas em bordados e patchworks que estampam bolsas, camisetas, almofadas, colchas e diversas outras peças.
O projeto tem parceria do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) e recebe consultoria do Sebrae.
— Nossa ONG trabalha com artesanato há cinco anos. Por causa da nossa produção, fomos convidadas pela universidade, em 2009, a participar do projeto “Bordando o Vale”, no qual costureiras começaram a reproduzir, em bordados, pontos turísticos da região. No ano passado, fomos selecionadas para receber a consultoria do Sebrae, e recebemos uma sugestão para acrescentarmos o café no projeto — lembra Ana Lúcia Moura, coordenadora da Amor Perfeito.
O projeto “Bordando o Vale  do Café” tem dado tão certo que, antes mesmo de ser lançado oficialmente, participou do salão de negócios de moda Rio-à-Porter, do Fashion Rio, em janeiro, dentro da coleção “Dom, linha, harmonia” do Sebrae.
— Foi uma experiência maravilhosa. Queremos expandir o mercado de nossos produtos, e eventos como esse nos dão visibilidade. Também é muito importante para as artesãs, porque mexe com a autoestima delas.Todas se sentem importantes — diz Ana Lúcia.

As artesãs fazem uma longa preparação para produzir as peças. Visitam pontos turísticos, aprendem a história por trás de todos os ícones e fazem fotos em ângulos que elas mesmo escolhem. As fotografias, então, são revertidas em desenhos — os riscos dos bordados — pela professora Maria José Marchiore, da UGB.
Leia esta reportagem na íntegra no caderno Vale do Paraíba ou no GLOBO-Digital(somente para assinantes)!